quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Sistema tributário brasileiro fica mais hostil a empresários

Com a criação do ICMS interestadual, boa parte das empresas que trabalhavam com compras pela internet passaram a abandonar o sistema, pela necessidade de pagamento de três impostos - agora, os comerciantes deverão pagar o ICMS estadual, o ICMS interestadual e, em alguns casos, o fundo pobreza. A criação do novo tributo é vista como um grave impecílio aos negócios no Brasil, e mais um problema somado ao já complexo e sufocante ambiente de negócios do país.

34% das empresas que comercializavam pela Internet
encerraram as vendas.
Imagem: Revista PEGN
Conforme reportagem veiculada pelo Jornal da Globo, as microempresas, que representam 80% do total das companhias que realizam vendas pela internet, serão as mais atingidas pela nova regra. Das empresas que utilizavam a modalidade de comércio, 34% suspenderam as vendas. 84% das empresas que sobreviveram à medida agora precisam lidar com aumentos nos custos. O aumento da burocracia e a necessidade do pagamento das taxas em caixas de bancos levou ao atraso de 67% de entregas de todas as vendas realizadas através da internet.

A medida tomada pelo governo petista pode ser um tiro no pé - em uma situação na qual a dívida brasileira apenas aumenta, mais restrições à atividade econômica podem significar mais empresas sendo fechadas, mais pessoas perdendo seus empregos e menos companhias robustas, garantindo arrecadação ao Estado. Em meio à crise, a restrição ainda maior à vida econômica do país pode apenas ser vista como uma decisão suicida.

Diante da crise, a população brasileira organiza protestos pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff - manifestações foram marcadas para o próximo dia 13, e deverão ocorrer nas capitais de todos os estados do Brasil. A atual crise econômica é considerada a mais grave que o Brasil já viveu desde a Grande Depressão da década de 1930.

34% das empresas de e-commerce suspenderam suas atividades
34% das empresas de e-commerce suspenderam suas atividades por conta da nova forma de tributação.Lixo de governo...Curta João Lima e Movimento Contra Corrupção
Publicado por João Lima em Terça, 16 de fevereiro de 2016

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...