sábado, 6 de fevereiro de 2016

Ministério da Defesa da Rússia: Turquia está se preparando para invadir Síria

De acordo com publicação realizada nos perfis oficiais do Ministério da Defesa da Federação Russa nas redes sociais no último dia 4, a Turquia está se preparando para realizar uma invasão militar da Síria, para tentar depor o governo do ditador Bashar Al-Assad, que tem se mantido no poder graças ao apoio do presidente russo Vladimir Putin. De acordo com o site de notícias Sputnik News, os militares russos presumem que a Turquia possui interesse em derrubar Assad porque possui pretensão de anexar territórios historicamente pertencentes ao Império Otomano e porque deseja fornecer apoio às forças rebeldes (incluindo o Estado Islâmico), sunitas - o atual regime é chefiado por uma minoria xiita.
Bashar Al-Assad: governo xiita sírio é apoiado pelo Irã
e pela Rússia
Imagem: ABC News

O portal também informa que a Arábia Saudita pode entrar no conflito, também ao lado dos rebeldes, uma vez que o país tem favorecido o radicalismo islâmico, de forma similar à identificada na conduta da Turquia. O governo turco se recusou a permitir que inspetores da Rússia verificassem as atividades de tropas do país islâmico na região de fronteira com a Síria, o que provocou a desconfiança das forças de segurança comandadas por Vladimir Putin. 

Ainda conforme o site Sputnik, a entrada da Turquia e o maior envolvimento da Arábia Saudita podem significar o agravamento da tensão com o Irã, que também apoia o governo xiita de Bashar Al-Assad. Há uma pouco mais de uma semana, um dos mais importantes clérigos islâmicos da monarquia árabe declarou que "a ideologia do Estado Islâmico e a da Arábia Saudita é a mesma" - o governo saudita possui um histórico de tensões diplomáticas com o Irã, e está buscando desenvolver seu próprio programa nuclear, para competir com a nação dos aiatolás.

De acordo com Boris Dolgov, especialista russo membro do Centro para Estudos Árabes e Islamismo do Instituto de Estudos Orientais de Moscou, o objetivo da Arábia Saudita e da Turquia é "levar forças sunitas ao poder, na Síria. Esse objetivo está há muito tempo na política da Turquia e da Arábia Saudita. Além disso, a Turquia possui a ambição de anexar parte do território sírio, que é lar de alguns povos de língua turca".
Exército turco: país chefiado por Erdogan tem pretensão de anexar parte do território sírioImagem: Stratfor

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...