terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Lula diz que ministério da justiça deveria "impedir abusos" na investigação de seus atos

O presidente Luíz Inácio Lula da Silva, que passa por momentos difíceis desde o início das investigações de casos de corrupção nos quais o ex-chefe do executivo estaria envolvido, queixou-se a pessoas próximas, nos últimos dias, por não ser defendido pela presidente Dilma Rousseff. O petista é acusado de receber, como propina em esquema de tráfico de corrupção, um apartamento triplex no Guarujá, que teria sido frquentado por sua família e até mesmo passado por uma reforma, com a instalação de um elevador privativo. Lula se diz "perseguido" pela imprensa e pelas autoridades policiais, e vê um "bombardeio" contra si.
Imagem: Estadão

Para Lula, o mais importante nome do Partido dos Trabalhadores, é necessário mudar a estratégia atual da sigla - ao invés de apenas negarem o envolvimento nos casos de corrupção, abuso de poder e desvio de recursos públicos, os militantes do partido deveriam construir uma rede de apoio ao ex-presidente, incluindo outros partidos de esquerda historicamente ligados ao movimento que governa o país. A nova abordagem deve incluir manifestações nas ruas e mais ações militantes nos veículos de comunicação.

O PT já escolheu Lula como seu "plano A" para as eleições de 2018, conforme Rui Falcão, presidente do partido. Para os militantes de esquerda, ocorre uma "caçada política" para que Lula seja preso e para acabar com a existência do partido: o Partido dos Trabalhadores é acusado de coordenar os escândalos de corrupção recentes (como os investigados na "operação triplo x" e na "operação lava jato"), ou ainda o maior esquema de corrupção já verificado no Brasil, o mensalão - esquema no qual o partido teria comprado parlamentares em massa para a aprovação de leis em conformidade com a linha ideológica petista. 

O partido também é acusado de ligação com grupos narcoterroristas como as FARC, ou grupos criminosos como o MIR chileno. A mera associação oficial a grupos dessa natureza, através da organização internacional de partidos de esquerda conhecida como Foro de São Paulo, é, conforme a Constituição Federal, razão para extinção de um partido. Ao mesmo tempo, o governo Dilma Rousseff é acusado de abuso de poder econômico para possibilitar a vitória na eleição de 2014 - o processo, em curso no TSE, poderá levar à cassação dos mandatos de Lula e de Michel Temer. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...