terça-feira, 29 de novembro de 2016

Atlético Nacional abre mão do título para a Chapecoense

O clube Atlético Nacional, da Colômbia, abriu mão do título da Sulamericana 2016, como gesto de honra à memória da Associação Chapecoense de Futebol - o time catarinense perdeu grande parte de sua equipe, incluindo jogadores e o presidente da equipe, no acidente aéreo que provocou 75 mortes e deixou seis pessoas feridas. O gesto do time adversário foi considerado de nobreza exemplar na história das competições esportivas.

A Chapecoense era considerada uma equipe que conseguiu rapidamente se destacar no futebol nacional, apesar de ser relativamente jovem - o time foi fundado há 43 anos. Apesar de ser um time de médio porte, a organização era celebrada como uma das mais bem administradas no esporte nacional, e ficou conhecida, por exemplo, por pagar a primeira parcela do 13º salário da equipe já no final do primeiro semestre de cada ano. Os jogadores consideravam a disputa do título da Sulamericana a realização de um sonho e uma conquista que marcaria a história do futebol nacional, como feito notável de um time jovem e motivado.

O Atlético Nacional é o atual campeão da Libertadores, e já declara a chapecoense como a campeã da Sulamericana. O time colombiano emitiu nota onde "lamenta profundamente o ocorrido com a chapecoense e se solidariza com parentes e amigos das vítimas do acidente". O governo colombiano estabeleceu uma base de operações para resgate das vítimas, e conseguiu socorrer seis sobreviventes da queda do avião - entre eles estão três jogadores da chapecoense. O acidente também tirou as vidas de 22 jornalistas.

A queda já é considerada um dos maiores desastres ocorridos no esporte latino-americano - nas redes sociais estão sendo feitas campanhas para auxílio do time de Santa Catarina, que, em tão pouco tempo, conseguiu destaque e respeito entre as grandes equipes do futebol Brasileiro. As conquistas da equipe foram descritas como "motivo de grande alegria" para os habitantes da pequena cidade do Sul do Brasil, e a CBF ordenou que as bandeiras de suas sedes fossem hasteadas a meio-mastro em homenagem às pessoas vitimadas pelo acidente aéreo.

Mais sobre o tema - rede Globo comenta a decisão do Atlético Nacional de homenagear as vítimas com entrega do título à Chapecoense:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...