quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Joice Hasselmann: "parlamentares querem enterrar a Operação Lava Jato"

De acordo com a jornalista Joice Hasselmann, parlamentares da base aliada e da oposição estão tentando restringir a capacidade da Operação Lava Jato através de medidas que favorecem investigados e podem até gaantir anistia a criminosos: a colunista afirma que "está ocorrendo uma tentativa de sabotagem parlamentar, que conta com assinatura de líderes de todos os partidos". Ela explica que a estratégia de conter a atividade da Polícia Federal ocorre através de "um substitutivo do PL 3636".

Para Hasselmann, "este projeto, de fato, acaba com os elementos mais essenciais para a continuidade da Operação Lava Jato. Após pressão realizada pelos movimentos democráticos, os parlamentares recuaram, ontem", apesar de ainda haver possibilidades de manutenção da estratégia. A análise de Joice Hasselmann frisa que os deputados podem tentar aprovar este dispositivo "na calada da noite", sem alarde, para que não haja comoção pública contra a tentativa de evasão dos líderes que buscam escapar da justiça.

Ainda conforme a jornalista, "os procuradores da Operação Lava Jato, há pouco, deram coletiva de imprensa para falar justamente desta tentativa de golpe contra as investigações. O que se passa é: como a estratégia foi publicada, uma vez que houve alarido, a classe política escolheu esse substitutivo para ser aprovado, em regime de urgência, com o intuito de efetivar o desmonte das atividades responsáveis pela identificação de escândalos e punição dos indivíduos responsáveis". A escolha da votação em "regime de urgência", conforme o entendimento da oposição de direita, se dá raramente, e, nesse caso, indica o interesse dos parlamentares em impedir a continuidade da Lava Jato.

A Lava Jato foi a operação policial que descobriu escândalos de corupção em uma das maiores empresas estatais brasileiras, a Petrobras - o sistema de desvio de recursos públicos usado na empresa de economia mista teve a finalidade de, principalmente, sustentar campanhas eleitorais do Partido dos Trabalhadores. Ainda por meio da Operação Lava Jato, a Polícia Federal conseguiu investigar o papel do ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva no sistema de corrupção - o político é acusado de ter recebido imóveis de construtoras envolvidas em grandes obras do governo como forma de pagamento de propinas.

Veja na íntegra o comentário de Joice Hasselmann sobre a tentativa parlamentar de restringir a Operação Lava Jato:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...