segunda-feira, 31 de outubro de 2016

PEC 241 representa avanço no controle do endividamento público e progresso econômico

O projeto aprovado pelo Legislativo, a PEC 241, é mais um dos esforços de controle de gastos por parte do governo federal, e tem por objetivo melhorar a capacidade do Estado de honrar suas dívidas, o que facilita a entrada de investimentos estrangeiros e melhora as qualificações do Brasil em agências de avaliação de risco de crédito - os principais indicadores para empresas que podem injetar recursos no país. O governo realizou gastos excessivos, nos últimos anos, em um processo que resultou em inflação e distanciamento de investidores, por medo da instabilidade econômica - o objetivo do proeto é reverter essa tendência.

Ao menos um vizinho, a Argentina, adotou uma política de contenção de gastos similar. O país, assim como o Brasil, vinha de políticas de expansão de gastos que resultaram em severa desvalorização da moeda, e prejuízos importantes para os consumidores e investidores que atuavam no país. Em geral, a postura resultou em piores condições de vida para a população, com menos poder de compra, e mesmo no fim do governo de esquerda, comandado por Cristina Kirchner. O governo brasileiro tenta reduzir o impacto da crise, através do corte de gastos - a expansão da dívida do Estado resultou em aumento nos preços, em uma depressão econômica e na condição de desemprego para mais de 11 milhões de trabalhadores - situação que não é registrada no país há mais de uma década.

Um dos obetivos do projeto defendido pelo governo é o corte de gastos supérfluos, incluindo a redução no número de "cargos comissionados" - as vagas para atuação no setor público sem a necessidade de concurso. Os cargos comissionados, conforme a oposição de direita, são utilizados, em geral, para indicação de "protegidos", de aliados políticos ou mesmo para a indicação de familiares, através da prática do nepotismo, que é endêmico no Estado brasileiro.

A contenção de gastos públicos e a revalorização da moeda podem ter impacto positivo na economia, como o processo conduzido ao longo da década de 90 demonstrou. O controle do valor da moeda possibilitou a estabilização da economia, a elevação do padrão de vida da população (através do aumento do poder de compra) e o retorno dos investimentos vindos do exterior, responsáveis pela criação de milhares de empregos. O controle da dívida, ainda que parcial, ao longo da década de 2000, também produziu resultados positivos notáveis. Esse processo precisa ser retomado, e o PEC 241 é um dos primeiros passos.

Em vídeo - o que é o PEC 241:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...