O Brasil é um dos países com uma das piores taxas de homicídios por cem mil habitantes no mundo, e com um dos piores números de homicídios por ano - são mais de 50.000, e os dados pioraram significativamente ao longo das décadas de 90 e 2000. Os alunos de ensino fundamental do país possuem alguns dos piores resultados em testes internacionais, assim como os estudantes de nível universitário - um estudo conduzido pela Universidade Católica de Brasília apontou que até 50% dos concluintes em curso de graduação são analfabetos funcionais: pessoas que sabem ler e escrever, mas não possuem bagagem intelectual suficiente para compreensão de textos. Apesar do quadro caótico na sociedade e no sistema educacional brasileiro, escolas de um tipo específico estão obtendo resultados positivos na instrução dos jovens: as escolas militares.
Imagem: Site CPMG - Unidade Polivalente Gabriel Issa |
Uma reportagem veiculada pelo programa "Encontro com Fátima Bernardes" descreveu parte da rotina de uma instituição de ensino gerida pela polícia militar, na cidade de Anápolis, em Goiás. A escola está sendo disputada pelos pais, que recebem as notícias da melhora expressiva nas notas das crianças matriculadas. Os parentes também procuram a instituição pelo rigor e pela disciplina aplicada aos rapazes e moças: todos são obrigados a chegar no horário correto, devem apresentar-se em uniforme, podem ser punidos por infrações e são induzidos a manter a civilidade durante todo o período em que se encontram sob a proteção do centro educacional.
A dez anos a escola foi colocada sob a administração da Polícia Militar: desde então, os resultados obtidos pelos estudantes em todos os exames melhoraram formidavelmente, e agora a instituição é considerada a melhor do estado de Goiás. Apesar da severidade usada no método de ensino, os estudantes demonstram sincero orgulho por serem parte do projeto, e afirmam não haver "saudades" da época em que não havia disciplina ou exigência de comportamentos louváveis.
Confira a reportagem sobre a escola que se tornou referência em Goiás:
Chupa oposição!!!!
Publicado por Silvio Araujo Da Silva em Quinta, 12 de novembro de 2015
Nenhum comentário :
Postar um comentário