Em vídeo disponibilizado em seu canal no Youtube no último dia 18, a jornalista Joice Hasselmann discutiu a possibilidade de candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da república - de acordo com a autora, "mesmo com condenação em segunda instância, Lula pode concorrer ao cargo", uma vez que essa possibilidade depende de interpretação do Judiciário sobre a "Lei da Ficha Limpa".
A periodista informa que "a maior parte da esquerda repete o discurso: 'uma eleição sem Lula seria uma fraude, seria um grande golpe, uma eleição sem o Lula não tem legitimidade'. A própria Gleisi Hoffmann disse isso, e outros militantes de esquerda repetiram a mesma argumentação". Todavia, de acordo com Hasselmann, Lula poderia ser enquadrado na "Lei da Ficha Limpa", uma vez que, ao menos na primeira instância, foi considerado culpado por crime de corrupção, segundo a jornalista, "por chefiar quadrilha [que envolveu grandes construtoras do Brasil]".
Hasselmann acrescenta: "o questionamento é se Lula certamente cerá impedido de concorrer, caso condenado em segunda instância - essa é a grande pergunta. A resposta é não - não há 100% de certeza de que Lula seja impedido de concorrer à Presidência, ainda que condenado, uma vez que a aplicação da lei depende da interpretação do Judiciário, e qualquer decisão pode ser esperada dos juízes".
Veja na íntegra - Joice Hasselmann comenta possível candidatura de Lula à Presidência da república, em 2018:
Nenhum comentário :
Postar um comentário