domingo, 29 de maio de 2016

Venezuela realiza exercícios militares, em meio à grave crise econômica

Nicolás Maduro, líder do regime que governa a República Bolivariana da Venezuela, anunciou exercícios das forças armadas do país socialista para "defesa contra ameaças estrangeiras", que não foram especificadas pelo político classificado pela oposição como um ditador. Maduro enfrenta diversas manifestações populares que exigem o fim de seu governo, marcado por uma das maiores crises de abastecimento e inflação que o país á viu.

A crise econômica venezuelana ganhou notoriedade pela falta de itens básicos para o dia a dia da população, como o papel higiênico. Mais recentemente, a imprensa internacional noticiou a falta de alimentos de diversos tipos e de grande parte dos componentes da cesta básica. A população afirma que, além da escassez, a inflação força os preços dos produtos a níveis incompatíveis com a realidade dos trabalhadores venezuelanos. Para tentar controlar essa situação, o governo socialista estabeleceu um sistema de racionamento, que permite apenas a compra de uma quantidade especifica de alimentos por cada pessoa - a oposição informa que os valores determinados não são suficientes para atender às necessidades diárias da maior parte do povo.

Nicolás Maduro também se encontra em uma situação delicada, na arena internacional - organizações de defesa dos direitos humanos denunciam abusos do regime contra integrantes da oposição, assim como a violência policial, que já resultou na morte de pessoas que protestavam contra o partido governante. Maduro perdeu, recentemente, aliados importantes na América Latina, como o governo do Partido dos Trabalhadores, no Brasil, e o governo de Cristina Kirchner, na Argentina. O chavista identifica a ascensão de lideranças contrárias ao projeto bolivariano como "um golpe da direita e das elites" do continente.

Reportagem sobre a crise na Venezuela:


Mais sobre o assunto - reportagem da BBC sobre a crise de abastecimento na Venezuela:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...