quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Lula vira réu na Operação Lava Jato

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tornou-se réu na Operação Lava Jato - o juiz Sérgio Moro aceitou a denúncia feita contra o petista pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Lula é acusado de ter recebido imóveis como forma de pagamento de propinas de construtoras que realizaram obras durante seu governo. Aliados de Lula como o empresário José Carlos Bumlai e o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega (nomeado por Luiz Inácio) também são suspeitos de participarem de esquemas de corrupção que teriam sido coordenados pelo Partido dos Trabalhadores.

O juiz Sérgio Moro aceitou a denúncia contra Lula, que é voltada especificamente para o caso do apartamento de luxo no Guarujá, no qual o ex-chefe do Executivo foi fotografado - os acusadores afirmam que Lula especificava que reformas deveriam ser feitas no imóvel, mas o ex-presidente afirma que as propriedades não foram concedidas a ele ou à sua família. Luiz Inácio também afirma que o sítio, localizado na cidade de Atibaia (interior de São Paulo), não é seu.

Lula também está respondendo a processo por "atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato" - a acusação afirma que o petista utilizou de sua influência para ser nomeado a ocupar cargos com foro privilegiado, nos quais não poderia ser alcançado por escutas judiciais capazes de produzir provas mais fortes contra o homem que ocupou o mais importante cargo do Poder Executivo. Ainda durante o governo de Dilma Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva foi nomeado por sua aliada ao comando da Casa Civil - todavia, a medida foi anulada pelo Supremo Tribunal Federal, porque foi entendida como "estratégia para criar obstáculos contra a investigação".

Mais sobre o tema - canal RIT Notícias, do Youtube, informa que Lula agora é réu na Operação Lava Jato:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...