Jornalista critica censura violenta a filme sobre Filosofia em universidade pública - agressões foram cometidas por militantes de partidos extremistas
Em vídeo disponibilizado no canal oficial da Rádio Jovem Pan ontem, dia 30, o jornalista Felipe Moura Brasil discutiu os atos de violência física praticados por militantes de partidos extremistas de esquerda, como o PCO, em tentativa de censurar exibição do filme "O Jardim das Aflições" na UFPE. Os militantes agrediram palestrantes e público - o jornalista classificou a atitude com "de jovens mimados, incapazes de aceitar até mesmo uma obra que nem sequer trata de política".
O filme foi exibido no último dia 27, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE. O diretor do filme, Josias Teófilo, participou do evento, e também foi ameaçado e agredido verbalmente pelos simpatizantes dos movimentos extremistas de esquerda. Os jovens que tentaram barrar a exibição, identificados pelos organizadores da mostra como partícipes de agremiações trotskistas, reuniram um grupo de ao menos uma dezena de simpatizantes, que atacaram a socos e pontapés as pessoas que tentaram assistir ao filme. Ao menos um rapaz que esteve no público do filme saiu do confronto com ferimentos na cabeça.
Felipe Moura Brasil afirma: "o filme que foi exibido é sobre Filosofia, sobre o pensamento e a obra do autor brasileiro Olavo de Carvalho. Os temas do filme vão muito além da política. Não se trata de um filme sobre 'direita' e 'esquerda' - não é sobre nada disso. Esse pessoal não admite que esse filme seja exibido, porque fala de um autor que não pensa como eles. Isso é o cúmulo do autoritarismo, e isso não tem a repercussão, na imprensa, que deveria ter. Devemos chamar, claramente, os responsáveis pelos atos de violência de manifestantes de extrema-esquerda, porque é isso que eles são. É um pessoal que apela à violência para calar as vozes contrárias, porque tem medo do debate de ideias".
Veja na íntegra - Felipe Moura Brasil discute tentativa de censura, praticada por militantes de partidos políticos, realizada em universidade pública durante exibição de filme:
Nenhum comentário :
Postar um comentário