De acordo com notícia divulgada pela agência Associated Press, a inflação brasileira está no menor valor desde o ano de 1999 - a informação foi reproduzida também nos veículos UOL Economia e no site da agência EBC. O dado foi levantado pelo IBGE - a informação poderá justificar futuras reduções da taxa de juros, uma vez que, no entendimento do governo, a estabilidade da moeda justifica a expansão do crédito.
Imagem: site Valor Mercado |
Em artigo disponibilizado hoje, a agência EBC informa que pequeno aumento nos preços ocorreu em julho, enquanto no mês imediatamente anterior houve deflação (diminuição nos preços). O portal informa que a taxa acumulada de inflação (2,71%, em 12 meses) está abaixo da meta do governo, que é de 4,5%. O preço dos alimentos contribuiu para o processo de deflação, com queda de 0,47% em julho - todavia, houve aumentos nos preços do transporte, por exemplo.
A queda nos preços de alimentos já é a terceira consecutiva - o setor agrícola brasileiro é um das principais responsáveis, no momento, pela geração de empregos e por relativo aquecimento da economia, especialmente na região centro-oeste do país. Em janeiro, a nação também registrou sinais de recuperação da indústria, com expansão de 1,4%: foi o primeiro indicador de crescimento observado para a produção brasileira, após 34 meses de queda. Em abril, a produção automobilística cresceu 18,1%.
Nenhum comentário :
Postar um comentário