Uma das mais importantes agências de qualificação do risco de investimentos, a Moody's, melhorou um de seus indicadores sobre o Brasil, sugerindo expectativa de recuperação da economia em 2017. Conforme o jornal Folha de São Paulo, a agência "vê recuperação e melhora perspectiva para o Brasil". O portal G1 informa que a avaliação dos títulos da dívida do país foi aprimorada de "negativa" para "estável", o que sugere melhores perspectivas para os próximos trimestres. A agência, todavia, ainda mantém a avaliação de crédito do Brasil como "Ba2", que significa que o país está em categoria de investimentos de "especulação" - sem a mesma confiabilidade para honrar empréstimos que é percebida em nações com quadros econômicos mais estáveis e com menor endividamento.
A notícia é positiva e contraria a avaliação pessimista de outras agências importantes de avaliação de crédito, como a Fitch e a Standard & Poors - ambas rebaixaram a categoria de devedor do país, antes do agravamento da crise política e econômica que levou ao fim do último governo. O endividamento do país continua em escala significativa, mas já existe perspectiva de crescimento modesto do PIB, até o final do ano - fator que contribui para a avaliação positiva. O controle da inflação e a adoção gradual de uma política fiscal mais rigorosa também foram dados que contribuíram para o novo entendimento da Moody's sobre a capacidade do Brasil para honrar dívidas.
Para investidores, a qualificação emitida pela Moody's sinaliza que a economia brasileira está sendo estabilizada e pode se mostrar atraente para empreendimentos. A queda na inflação indica que o poder de compra do mercado consumidor permanecerá estável ou com tendência ao crescimento, e a gradual melhoria do quadro econômico indica que há menos possibilidades de uma mudança repentina de orientações políticas, comum em países que vivenciam crises severas.
Conforme a Folha de São Paulo, a avaliação da agência, especificamente no que diz respeito à situação política, indica que há maior estabilidade política do que no último ano. O portal G1 acrescenta que, para a Moody's, a política econômica do novo governo mosta sinais de bom funcionamento e o quadro geral sugere solidez das instituições do país. A mudança na avaliação da Moody's é um passo importante na atração de novos investimentos - também é um sinal da gradual saída da crise, já considerada a pior desde 1929.
Veja mais sobre a Moody's - agência eleva nota de crédito da Petrobras:
Mais sobre recuperação da economia - setor agrícola impulsiona saída da crise:
Nenhum comentário :
Postar um comentário