quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Depósito de armas é encontrado em cidade dominada por jihadistas na Síria - televisão estatal russa acusa EUA de colaboração com ISIS

Um depósito de armas de fabricação norte-americana foi encontrado na cidade de Aleppo, na Síria - território está sob ocupação do grupo terrorista Estado Islâmico. De acordo com a rede de comunicação estatal russa "Russia Today", as armas foram fornecidas pelo governo dos Estados Unidos. O veículo acusa a administração de Barack Obama de colaborar com os extremistas islâmicos para a derrubada do regime do ditador Bashar al-Assad, aliado de Vladimir Putin no Oriente Médio.

Conforme o canal "Russia Today", "uma gravação do depósito de armas foi divulgada na internet - o vídeo mostra morteiros, armas anti-tanque e granadas. O material bélico estava estocado em conjunto com quantidade grande de armas e munições de fabricação ocidental (a maioria, de itens fabricados nos Estados Unidos)". O lote de armamentos foi, segundo o RT, abandonado pelos jihadistas em uma área recém-conquistada pelas forças leais a Bashar al-Assad na cidade de Aleppo, no bairro de Bani Zaid. Entre os dispositivos militares, também estavam armas de fabricação alemã e tcheca, como morteiros e lançadores de granadas similares ao armamento "RPG".

O governo russo acusa os Estados Unidos sob a administração de Barack Obama de cooperarem com os movimentos jihadistas para a deposição da ditadura de Bashar al-Assad, que é vista como a principal aliada da Federação Russa na região do levante. A Rússia também afirma que os EUA auxiliam a Arábia Saudita no conflito - a monarquia absolutista defende a expansão das forças extremistas ligadas à vertente sunita do islã, que são maioria. O regime de Bashar al-Assad é considerado favorável à vertente xiita do islã, e possui relações militares e políticas com a República Islâmica do Irã, outra aliada histórica da Rússia.

A Rússia entrou no conflito sírio ao lado das forças governamentais, e desde o início da intervenção, Bashar al-Assad conseguiu impor grande número de baixas ao Estado Islâmico. O movimento fundamentalista, por sua vez, começou a dar mais ênfase à sua expansão no norte da África, onde as forças internacionais não atual de maneira eficaz contra os jihadistas, que já controlam grandes partes da costa da Líbia, regiões no interior da Nigéria. no norte do Egito e na Somália.

Assista à filmagem divulgada pelo canal "Russia Today":

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...