quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

CBN News - "Israel possui algumas das melhores tecnologias agrícolas do mundo"

Conforme vídeo publicado pela rede de notícias norte-americana CBN News, Israel possui a agricultura mais bem-desenvolvida do Oriente Médio, e tecnologias que foram capazes de transformar "desertos em Oásis". A reportagem mostra como os israelenses foram capazes de transformar as regiões costeiras (pantanosas) e o interior desértico do país em algumas das áreas mais produtivas do Levante.

De acordo com a CBN News, "antes mesmo de Israel se tornar um Estado, milhares de judeus foram morar lá em agrupamentos rurais conhecidos 'Kibbutz'. Mas quando essas pessoas chegaram à terra prometida, ela não estava 'fluindo com mel e leite'. As planícies costeiras eram tomadas por pântanos. Os montes da Galileia e da Judeia eram rochosos e impróprios para plantações, enquanto a parte sul do país era, em sua maior área, um deserto". Hoje, Israel é uma das nações com áreas mais densamente povoadas e produtivas de todo o Oriente Médio, apesar das condições adversas vivenciada no início do Estado que foi criado após a Segunda Guerra Mundial.

O vídeo explica que, "desde a saída em massa dos judeus de Israel [imposta pelo Império Romano, como parte da perseguição antissemita praticada pelo governo dos césares], a terra aqui foi mal-administrada". O veículo informa que o obetivo dos colonos foi "preservar e restaurar essa Terra Santa". A CBN informa que os agricultores judeus tiveram de trabalhar o solo para possibilitar o cultivo, enfrentar saqueadores beduínos e até mesmo alterar o curso de riachos e drenar pântanos, para o controle da malária - doença transmitida por mosquitos que se reproduziam em grandes quantidades nas áreas colonizadas. Apesar das dificuldades, os agricultores de Israel conseguiram controlar a doença, com êxito tão significativo que trouxe o reconhecimento de organizações internacionais como a Liga das Nações.

A reportagem ainda fala a respeito do sucesso de Israel no desenvolvimento de novos gêneros agrícolas, capazes de sobreviver às condições áridas da região - uma variedade de tomate está entre esses produtos. O país ainda desenvolveu tecnologias agrícolas que são utilizadas até mesmo por nações que mantém políticas antissemitas ou de hostilidade contra o Estado de Israel, como o Paquistão (nação que não têm relações diplomáticas com o país mais próspero do Levante).

Confira na íntegra a reportagem sobre a agricultura israelense, traduzida para português pelo canal Tradutores de Direita, do Youtube:

Mais sobre o tema - tecnologia agrícola de Israel permite dobrar a produtividade:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...