quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Como mecanismo de defesa contra denúncias, MAM poderá proibir filmagens de exibições

De acordo com reportagem divulgada no último dia 28 pelo canal Terça Livre, do Youtube, o MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo - poderá proibir todas as filmagens e fotos de suas exibições. A medida é discutida como mecanismo para proibir a denúncia de exibições como a que envolveu um artista nu interagindo com crianças, em setembro deste ano. O Ministério Público arquivará o inquérito aberto pela divulgação das imagens polêmicas, que trouxeram abusações de abuso de menores à exposição.

Conforme o canal Terça Livre, "após o escândalo de pedofilia, o Museu de Arte Moderna proibirá filmagens e fotografias de apresentações artísticas. O Ministério Público de São Paulo e o Museu de Arte Moderna assinaram um 'termo de ajustamento de conduta', pelo qual o Ministério Público arquivará o inquérito que foi aberto após a divulgação de imagens de uma criança tocando um homem nu. A performance aconteceu na abertura da mostra 35º Panorama da Arte. A minuta define que o Museu deverá criar formas para restringir o uso de celulares, câmeras fotográficas e filmadoras, dentro de instalações que envolvam interação do público com seres humanos". Apesar da clara proteção oferecida pela medida a eventuais exposições potencialmente criminosas, que não poderão ser denunciadas uma vez que a mudança seja aplicada, o MAM e o Ministério Público alegam que essa decisão deverá "proteger crianças e adolescentes".

A divulgação das imagens da exibição que envolveu a interação de crianças como um homem adulto nu gerou uma onda de críticas ao MAM - a exposição, conforme a crítica vinda da população, poderia facilitar eventuais abordagens de pedófilos contra crianças submetidas à interação, normalizar a nudez de adultos diante de crianças e "normalizar" a ideia de interação erótica de adultos com menores de idade. A organização do evento defendeu a exposição sob o argumento de que "está protegida pela liberdade artística".

Veja na íntegra - reportagem do canal Terça Livre sobre proibição de filmagens em exibições do MAM que envolvam a interação do público com atores:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...