quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Especialistas recomendam técnica de memorização no ensino para as crianças

Portal especializado no Homeschooling indica que técnica mnemônica ancestral pode ser uma das mais eficazes na absorção de conteúdos

Conforme matéria disponibilizada no último dia 13 no portal Como Educar Seus Filhos, site dedicado ao ensino de métodos de Homeschooling e ao aprimoramento do ensino para crianças, o uso da técnica de memorização conhecida como loci pode ter grande eficácia para as crianças. O mecanismo consiste em transformar palavras em imagens mentais, e associá-las, de maneira ordenada, a locais conhecidos pelo estudante.
Imagem: site Cifle Elementary Teacher Program

O portal informa que a técnica é conhecida a milênios, e que artifícios mnemônicos similares, conforme pesquisas conduzidas nos Estadsos Unidos, têm grande eficácia no ensino para crianças. O portal Como Educar Seus Filhos acrescenta que os loci,especificamente, devem ser aplicados, com melhor aproveitamento, a partir dos onze anos, "quando a memória de curto prazo da criança é quase similar à de um adulto". O site também informa que o vocabulário e o entendimento da criança, a partir desse estágio do desenvolvimento infantil, permitem melhor aprovitamento do truque.

O site educacional sublinha elementos necessários para a o bom uso do método mnemônico, conforme argumentação do filósofo cristão São Tomás de Aquino: a elaboração de uma imagem mental extravagante para associação com o conceito estudado, a ordenação dos conceitos a serem lembrados, o gosto autêtico do estudante pelo tema estudado e a reflexão constante sobre assunto-alvo do esforço de aprendizado - esse trabalho deve ser realizado pelo estudante para a o melhor aproveitamento. A avaliação segue o seguinte preceito: "aprender o tema amado". O estudante sempre terá facilidade no entendimento de conceitos de seu interesse, e sucesso no aprendizado com dedicação sistematizada.


Mais do portal Como Educar Seus Filhos - atividades educativas para crianças desatentas:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...